Fida anuncia esquema eletrónico para apoiar agricultores quenianos

Ouvir /

União Europeia financia programa para reforçar a produtividade e rendimentos; prevê-se reduzir em 10% o deficit de cereais com a iniciativa que deve envolver jovens e mulheres chefes de família.

Agricultura sustentável no Quénia. Foto: FAO/Olivier Asselin

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Fundo Internacional para o Denvolvimento da Agricultura, Fida, e a União Europeia, UE, anunciaram uma parceria para impulsionar a agricultura sustentável e a segurança alimentar no Quénia.

Um esquema eletrónico integra o projeto com vista a melhorar o acesso dos agricultores a insumos agrícolas. Através de um vale eletrónico, 100 mil famílias de pequenos agricultores devem estar ligados a serviços financeiros.

Cereais

O objetivo do Programa de Reforço de Cereais no Quénia, Kcep, é contribuir para a segurança alimentar através da produção do milho, do sorgo e da mexoeira. Além de serem alimentos tradicionalmente básicos, contam com um alto potencial de mercado devido à procura.

O Programa orçado em  € 30 milhões deve apoiar no aumento da produtividade e dos rendimentos. A iniciativa quer permitir um maior acesso a sementes de variedades melhoradas, ao uso de fertilizantes adequados do solo e a gestão da água.

Após as colheitas a intenção é que os produtos sejam melhor processados e armazenados para reduzir as perdas. O projeto também deve permitir ligações aos mercados além do acesso a opções de crédito e de gestão de riscos.

Deficit

Com o Kcep, o país  prevê reduzir em 10% o deficit de cereais. A expectativa é que o programa, a ser gerido pelo Ministério da Agricultura, possa ajudar a produzir 45 mil toneladas dos três cereais.

O Fida defende que particular atenção seja dada aos jovens e às famílias lideradas por mulheres, devido às limitações no acesso aos serviços agrícolas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031