Em sessão na ONU, Brasil diz que Rússia e Ucrânia têm que dialogar

Ouvir /

Embaixador Antonio Patriota declarou que comunidade internacional deve reafirmar determinação urgente para resolver crise pacificamente; Assembleia Geral vota nesta quinta resolução sobre o tema; Brasil tem maior comunidade de ucranianos fora da Europa.

Antonio Patriota

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Brasil afirmou nas Nações Unidas que a situação na Ucrânia é séria. Em discurso, na Assembleia Geral, o embaixador Antonio Patriota disse que o país e a Rússia têm que iniciar um diálogo construtivo para resolver a crise.

Falando em inglês, Antonio Patriota declarou que a comunidade internacional deve reafirmar sua determinação urgente para encontrar uma solução pacífica. Ele contou que o Governo Brasileiro está acompanhando com atenção a escalada das tensões na região.

Laços

Patriota lembrou que o Brasil abriga a maior comunidade de ucranianos fora da Europa. Ele citou ainda os laços entre os dois países, que em 2009 formaram uma parceria tecnológica.

A sessão sobre a situação na Ucrânia está sendo realizada na Assembleia Geral sob o tema de "prevenção de conflito armado e de fortalecimento do papel da mediação na solução pafícica de disputas".

A tensão na Ucrânia começou em novembro com protestos de rua entre simpatizantes e opositores de uma maior aproximação do país à União Europeia.

Minorias

A crise escalou com o resultado do referendo no último dia 16 que decidiu pela independência da Crimeia. A medida foi aprovada pela vizinha Rússia.

Antonio Patriota encerrou seu discurso na Assembleia Geral dizendo que o Brasil acredita que todos os lados devem investir num diálogo que promova a diversidade do povo ucraniano e que respeite o direito de todos os moradores do país incluindo as minorias.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031