Em meio à crise política, Ban anuncia viagem à Rússia e à Ucrânia

Ouvir /

Secretário-Geral parte nesta quarta-feira para Moscou como parte dos esforços diplomáticos para resolver a situação de forma pacífica; em Nova York, Conselho de Segurança reúne-se a pedido da Ucrânia.

Viagem oficial à Russia e à Ucrânia. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, embarca nesta quarta-feira em viagem oficial à Rússia e à Ucrânia.

Ban irá se encontrar com autoridades nos dois países numa tentativa de ajudar a resolver a crise política de forma diplomática e pacífica.

Passagem

O chefe da ONU chegará primeiro a Moscou, onde se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, já nesta quinta-feira. Ban também terá encontros com o chanceler Sergei Lavrov e com outras autoridades do país.

Na sexta-feira, ele chega à capital da Ucrânia, Kiev. Ali, Ban tem encontros marcados com o presidente interino, Oleksander Turchynov, e com o primeiro-ministro Arseniy Yatesenyuk.

O porta-voz de Ban informou que durante a passagem por Kiev, ele irá se reunir com a Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU e representantes da sociedade civil.

Autonomia

Após protestos políticos na Ucrânia a favor e contra uma maior aproximação com a União Europeia, o presidente Viktor Yanukovych foi retirado do poder pelo Parlamento, no mês passado.

No domingo, a Crimeia localizada no sul da Ucrânia aprovou um referendo popular a favor de autonomia e maior aproximação com a Rússia. O referendo foi criticado por vários representantes da comunidade internacional.

Em nota, o Secretário-Geral da ONU mostrou-se "profundamente decepcionado" e disse que o resultado do referendo poderia "exarcebar ainda mais a situação."

Desde o começo da crise, Ban e vários altos funcionários da ONU estão pedindo uma solução que esteja embasada nos princípios da carta da organização e que respeite a unidade, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031