Desenvolvimento é foco da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres

Ouvir /

Sessão 2014 do grupo começou esta segunda-feira na sede da ONU; Ban Ki-moon afirma que mundo digno para todos depende da igualdade de gênero.

Primeiro dia do encontro em Nova York

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Começou esta segunda-feira, na sede da ONU em Nova York, a sessão 2014 da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres. Neste ano, o foco do grupo é o desenvolvimento, em especial educação e direitos reprodutivos.

Na abertura do encontro, o Secretário Geral destacou que um mundo digno para todos depende do fim da desigualdade de gênero em todas as formas.

Escolas

Ban Ki-moon citou, por exemplo, que mais meninas estão na escola, mas ainda falta muito para o fim da disparidade de gênero em todos os níveis de educação.

Segundo Ban, a ONU está comprometida em ajudar os governos a fornecer serviços de reprodução sexual e de educação tão necessários para mulheres e adolescentes.

Diversas organizações não-governamentais participam dos debates da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres, como a Legião da Boa Vontade. O representante da LBV, Danilo Parmegiani, conversou com a Rádio ONU logo após a abertura da sessão e falou sobre suas expectativas.

Agenda Internacional 

"(Que) a sociedade esteja preparada para inverter esse processo de violência e realmente garantir a igualdade que ainda não existe entre homens e mulheres. No mercado de trabalho ainda há muito o que ser feito, na educação há muito o que ser feito. Que este momento, nas próximas duas semanas, em que as delegações estão todas reunidas aqui, que todos de fato tenham bastante consciência, a energia, o entusiasmo e a força necessária para garantir às mulheres a atenção devida para que as políticas internacionais favoreçam esta igualdade."

Mais de 6 mil pessoas dos 193 países que fazem parte da ONU participam da sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres. As discussões sobre acesso à educação, ciência, tecnologia e trabalho decente seguem até o dia 21 de março.

O documento final da sessão irá ajudar na construção da agenda de desenvolvimento sustentável, um conjunto de metas que será estabelecido pela comunidade internacional a partir de 2016.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031