Conselho de Segurança deplora situação "de segurança volátil" em Abyei

Ouvir /

Órgão fala de baixas em confrontos armados recentes; países-membros querem retirada de forças de segurança do Sudão do Sul e da polícia de petróleo do Sudão.

Hervé Ladsous. Foto: ONU/Mark Garten

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança reiterou a sua profunda preocupação com o que considera "segurança altamente volátil" na área sudanesa de Abyei.

Em nota, os membros do órgão fazem menção à situação humanitária e condenam confrontos armados recentes, que resultam em número não especificado de vítimas civis e de deslocamentos.

Retirada de Forças

O pronunciamento exige a retirada imediata do que chama numerosas forças do exército sul-sudanês, Spla, e policiais, Ssnps. Ao Sudão, o apelo é para a retirada sem demora da polícia de petróleo da área de Diffra, um campo petrolífero de Abyei.

Em 2011, um referendo para decidir qual dos dois países deveria controlar a área, rica em recursos naturais, foi adiado até à discussão de disputas pendentes.

Negociações

O Conselho manifesta-se dececionado com o impasse de nas negociações entre o Governo do Sudão e o Movimento de Libertação do Sudão-Norte, Splm-n.

O diálogo que decorreu sob os auspícios da União Africana, em Addis Abeba, na Etiópia, terminou a 2 de março.

Empenho

O Conselho diz que ambos devem chegar a um melhor entendimento e solução até 30 de abril, tendo convidado ao renovado empenho pela paz no processo apoiado pela entidade do continente.

Há uma semana, o subsescretário-geral da ONU para Operações de Manutenção da Paz lamentou a falta de desenvolvimentos sobre a criação da zona desmilitarizada de fronteira.

Hervé Ladsous disse que tanto as ações de vigilância fronteiriça conjunta como o mecanismo de verificação continuavam suspensos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031