Comissão de Estatística da ONU debate temas para agenda pós-2015

Ouvir /

Grupo inclui especialistas do Brasil e de várias partes do mundo; eles vão traçar medidas que serão usadas nos setores de segurança alimentar, saúde e gênero; representante do Ibge presente ao encontro ressalta cooperação com países africanos de língua portuguesa.

Grupo discute acesso a serviços de saúde. Foto: Unfpa/Andrew Cullen

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Comissão de Estatística da ONU está reunida em Nova York debatendo temas para a agenda de desenvolvimento pós-2015.

O grupo reúne especialistas de vários países incluindo o Brasil. Juntos, eles vão traçar padrões de medidas internacionais que serão usados em conceitos e métodos de desenvolvimento, como também, cuidarão de sua implementação.

Objetivos

Um dos objetivos é fortalecer as instituições de estatística no mundo todo.

Participam do evento, a diretora de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Márcia Maria Melo Quintslr e a diretora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Ibge, Denise Britz do Nascimento Silva.

Em entrevista à Rádio ONU, Márcia Quintslr falou que o Ibge tem grupos de estudo dedicados a cada um dos temas escolhidos e procura contribuir com as discussões internacionais. Entre esses assuntos ela mencionou o meio ambiente.

Questão Ambiental

"As contas ambientais que são desenvolvidas no Ibge, em primeiro momento abordando as contas de água, são um outro exemplo importante tendo em vista o quão é fundamental é a questão ambiental no mundo. Uma vez que toda discussão pós-2015 aborda as três dimensões dos temas que eu mencionei: social, econômica e ambiental, o Ibge está completamente aderente a todo esse conjunto de discussões."

Capacitação

Denise Silva falou sobre a importância da capacitação. Ela disse que as estatísticas públicas são um instrumento de cidadania.

Para Silva, "o conhecer e o fazer da estatística pública" exigem técnicas mais refinadas. Ela disse que o trabalho do Ibge serve de exemplo para vários países.

"O Ibge é conhecido por dar suporte de capacitação técnica a vários países da África. Nós chegamos aqui na ONU e os representantes de outros países vêm nos agradecer pelo trabalho que foi feito em vários censos na África com base na nossa capacitação."

A reunião termina na sexta-feira e até lá os participantes vão debater também sobre a modernização dos métodos de estatística para os setores de produção e serviço.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031