Carências de centro-africanos agravam após 100 dias de emergência

Ouvir /

Em Bangui, ONU anuncia alargamento do período de emergência por mais meio ano; necessidades consideradas piores do que o início da crise em meados de dezembro.

Foto: Acnur/H.Reichenberger

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante especial do Secretário-Geral na República Centro-Africana, Babacar Gaye, lamentou a deterioração da situação de segurança e social do país.

Nesta quarta-feira, o enviado apelou aos grupos armados em Bangui, especialmente aos anti-Balaka de maioria cristã, para o fim imediato da violência contra a população. Desde dezembro, os confrontos também envolveram as antigas forças Seleka, compostas por muçulmanos.

Diálogo

Gaye pediu aos grupos armados que iniciem o diálogo com as autoridades do país para devolver a paz aos centro-africanos.

Estima-se que mais de 700 mil deslocados ainda não podem voltar para as suas casas, devido à ameaça de atrocidades cometidas pelos autores da violência intercomunitária e inter-religiosa.

Emergência

O chefe do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários no país, Abdou Dieng, disse que a situação de emergência ultrapassa a marca de três meses com um cenário de agravamento.

O representante disse que, em dezembro, foi lançado um plano de 100 dias, que era a primeira fase do foco na assistência humanitária.

No balanço do período, a conclusão é que as necessidades são ainda extremas ou maiores do que no princípio da crise.

Cenário Complicado

A constatação levou à extensão do período de emergência para mais seis meses, tendo em conta o que o responsável considera cenário complicado nos próximos meses.

A atualização da situação na República Centro-Africana foi feita numa conferência de imprensa realizada na sede do Escritório Integrado da ONU no país, Binuca.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031