Brahimi quer terceira rodada da Conferência de Paz sobre a Síria

Ouvir /

Enviado especial pediu ajuda do Conselho de Segurança para que o encontro Genebra 3 seja "mais produtivo"; Lakhdar Brahimi suspeita que oposição dialogue com o governo em caso de eleições presidenciais.

Lakhdar Brahimi. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria participou de um encontro fechado esta quinta-feira com o Conselho de Segurança, em Nova York.

Após a reunião, Lakhdar Brahimi conversou com jornalistas e revelou que pediu ajuda ao Conselho de Segurança para uma terceira rodada da Conferência de Paz sobre a Síria.

Produtividade

Brahimi afirmou que gostaria de muito de continuar as negociações em Genebra, mas que precisa do apoio do Conselho para garantir que um novo encontro seja mais produtivo do que a segunda rodada.

Conhecida como Genebra 2, as negociações entre governo sírio e oposição ocorreram em janeiro e fevereiro e foram mediadas pelo enviado. Mas os dois lados em conflito não chegaram a nenhuma solução para o fim da guerra civil, que já dura três anos.

Eleições

Ao ser questionado sobre a possibilidade de eleições presidenciais na Síria, Lakhdar Brahimi lembrou não haver nenhuma declaração oficial de Damasco neste sentido.

Mas o enviado da ONU e da Liga Árabe suspeita que em caso do anúncio de eleições, os grupos da oposição possam perder o interesse em dialogar com o governo.

As negociações em Genebra têm a meta de garantir a implementação completa de um plano de ação adotado pela comunidade internacional em 2012. O documento prevê um governo de transição para a Síria, com eleições livres e justas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031