Banco Mundial diz que gestão de risco salva vidas e evita prejuízos

Ouvir /

Instituição lança esta quarta-feira em Brasília o Relatório sobre Desenvolvimento Mundial; documento debate oportunidades de desenvolvimento em tempos de crise.

Norman Loayza. Foto: Banco Mundial

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Banco Mundial lança esta quarta-feira o Relatório sobre Desenvolvimento Mundial, em Brasília. O evento acontece na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea.

O documento, cujo tema é "Risco e Oportunidade: Gestão do Risco para o Desenvolvimento" debate as oportunidades de progresso em tempos de crise.

Preparação

Segundo a instituição financeira, numa época de distúrbios sociais, crises econômicas e desastres naturais frequentes, é essencial que governos, comunidades e cidadãos comuns se preparem para enfrentar esses problemas.

O documento diz que a gestão responsável e eficaz dos riscos pode salvar vidas, evitar perdas econômicas, derrubar os obstáculos ao desenvolvimento e gerar novas oportunidades.

O diretor do relatório, Norman Loayza, alerta que embora os esforços de todos sejam fundamentais, o sucesso vai ser limitado se não houver apoio.

O presidente do Banco Mundial, Jim Tong Kim, disse que "a instituição está propondo um mar de mudanças na forma como o risco é gerenciado". Kim quer que "os cidadãos e as empresas passem de combatentes da crise a gerentes proativos de risco".

Políticas

O relatório propõe políticas para níveis local, nacional e global. No caso específico do Brasil, o Banco Mundial sugere a criação de juntas nacionais de riscos como parte de uma reforma institucional já implementada em Cingapura, por exemplo.

A instituição afirmou que está pronta para apoiar reformas na gestão de risco em todos os países em desenvolvimento.

Essa assistência é feita através de assessoria política, desenvolvimento do setor privado e mais empréstimos para avançar com a urbanização, infraestrutura e desenvolvimento humano.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031