Ban Ki-moon lembra que "felicidade não é futilidade nem luxo"

Ouvir /

No Dia Internacional da Felicidade, Secretário-Geral da ONU cita importância do conceito para o fim de conflitos e da pobreza; produtor musical Pharrell Williams celebra a data em parceria com a Fundação ONU.

Para Ban, a felicidade tem “significados diferentes para pessoas diferentes”. Foto: Unicef/Olivier Asselin

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A felicidade tem "significados diferentes para pessoas diferentes" e "não é nem futilidade nem um luxo". Essa é a principal mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Dia Internacional da Felicidade, celebrado esta quinta-feira.

Ban Ki-moon cita países que estão indo além da promoção da qualidade de vida e investindo em políticas em prol da felicidade e do bem-estar. Segundo ele, o conceito de felicidade é importante para o fim de conflitos e da pobreza, por exemplo.

Paz e Direitos

O chefe da ONU defende que a felicidade não seja negada a nenhuma pessoa, uma aspiração implícita na Carta das Nações Unidas para a promoção da paz, justiça, direitos humanos, progresso social e melhor padrão de vida.

Ban Ki-moon diz ser hora de transformar essa promessa em ação pelo fim da pobreza, pela inclusão social e harmonia entre culturas, conceitos que estão na base da felicidade, segundo ele.

Vídeos

A Fundação ONU está celebrando o Dia Internacional da Felicidade com uma parceria com o produtor musical Pharrell Williams. Desde o dia 10, pessoas de qualquer país podem enviar vídeos demonstrando sua felicidade ao ouvir a música dele, "Happy", que concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original este ano.

Uma compilação dos melhores vídeos será revelada por Pharrell Williams esta quinta-feira, num site especial criado para o Dia Internacional da Felicidade.

Na página, é possível também fazer doações monetárias para o Cerf, o Fundo Central de Resposta de Emergência da ONU, que entrega ajuda humanitária para populações afetadas por desastres naturais ou conflitos armados.

Confira o vídeo com a equipe da Rádio ONU celebrando o Dia Internacional da Felicidade.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031