Ban diz que florestas são os pulmões do planeta

Ouvir /

Secretário-Geral fez a declaração para marcar o Dia Internacional das Florestas, esta sexta-feira 21 de março; ele afirmou que 1,6 bilhão de pessoas dependem delas para sobreviver.

Dia Internacional das Florestas. Foto: Pnuma

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que as florestas são os pulmões do planeta.

A declaração de Ban foi para marcar o Dia Internacional das Florestas, comemorado esta sexta-feira, 21 de março.

Biodiversidade

O chefe da ONU disse que as matas cobrem um terço de toda a superfície do planeta e abrigam 80% da biodiversidade terrestre. Ele lembrou que as florestas são cruciais para lidar com inúmeros imperativos de desenvolvimento sustentável.

Eles vão desde a erradicação da pobreza à segurança alimentar; de mitigação e adaptação às mudanças climáticas até a redução do risco de desastres.

Calcula-se que 1,6 bilhões de pessoas dependem das florestas para obter alimentos, combustível, abrigo e renda. A Organização Mundial da Saúde acredita que entre 65% e 80% da população dependem de remédios extraídos das florestas como fonte primária de cuidados de saúde.

Moda 

O Dia Internacional das Florestas tem como tema este ano a moda. A Rádio ONU conversou com a designer de moda Daniela Costa.

Do Algarve, em Portugal, onde tem um atelier, Daniela falou sobre a venda de produtos de cortiça.

"A nossa matéria-prima nós fazemos malas, assessórios de moda, como por exemplo, aventais. Em que a cortiça é térmica, ou seja, as nossas lancheiras que é o nosso produto mais vendido, é térmico mantém a temperatura dos nossos alimentos. E juntamente com alguns tecidos dá um design completamente arrojado, moderno utilizando sempre 100% ecológicos, ou seja, a nossa cortiça portuguesa."  

PIB

Ban afirmou que as florestas não servem apenas para fornecer uma base de segurança econômica às pessoas mais pobres, elas sustentam economias em todos os níveis.

Segundo o Secretário-Geral, a produção de toras de madeira, compensados e as indústrias de pasta e papel representam quase 1% do Produto Interno Bruto global.

Os benefícios não monetários das florestas, como água, energia, abrigo e medicamentos correspondem a valores duas ou três vezes maiores. Micro bacias florestais fornecem 75% da água doce, que é essencial para a agricultura, indústria, fornecimento de energia e uso doméstico.

Conscientização

O Dia Internacional das Florestas é dedicado à conscientização da importância de todos os tipos de florestas e árvores para o bem-estar econômico, cultural, social e ambiental de todos.

No entanto a conscientização deve ser acompanhada de uma ação concreta. Ban afirmou que enquanto a agenda de desenvolvimento pós 2015 está sendo debatida, é preciso reconhecer o papel vital das florestas. 

Além disso, ele afirmou que é necessário que todos trabalhem juntos para proteger e gerir de forma sustentável esses ecossistemas vitais.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031