Ban afirma que igualdade para mulheres é motor do progresso

Ouvir /

Secretário-Geral e várias agências da ONU destacam a importância de direitos iguais para homens e mulheres; Dia Internacional da Mulher é comemorado este sábado, 8 de março.

Mulheres do Paquistão. Foto: ONU Mulheres

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher este sábado, 8 de março, as Nações Unidas estão destacando a importância de se alcançar a igualdade entre homens e mulheres. "Igualdade para Mulheres é Progresso para Todos" é o tema do dia este ano.

O Secretário-Geral da ONU divulgou uma mensagem afirmando que países com maior igualdade de gênero apresentam melhor crescimento econômico.

Paz e Política

Segundo Ban Ki-moon, empresas com mais mulheres na liderança têm melhor perfomance; Ban afirmou que acordos de paz que envolvem mulheres também duram mais tempo. Ele destaca ainda que a participação feminina nos parlamentos é essencial para a criação de leis nas áreas da saúde, educação e apoio à criança.

Ban Ki-moon afirma que "há provas claras de que a igualdade de gênero gera progressos" e por isso, ele espera que a máxima seja o centro da construção da agenda internacional do desenvolvimento.

Papel dos Homens

No Dia Internacional da Mulher, Ban diz às meninas e mulheres do mundo que os direitos humanos e a igualdade não são um sonho, mas um dever dos governos, das Nações Unidas e de todos os seres humanos.

O Secretário-Geral também pede aos meninos e aos homens que cumpram seu papel e ajudem suas mães, irmãs e amigas a atingir seu potencial máximo.

Já a diretora da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, destaca que a data é uma oportunidade para reafirmar o compromisso pela igualdade de gênero, com trabalho conjunto entre mulheres, homens, jovens e líderes de nações, de comunidades e de religiões.

Força de Trabalho

Mlambo-Ngcuka diz que com ação decisiva e com apoio à autonomia feminina, é possível resolver vários desafios do século 21, como pobreza, desigualdade, violência contra mulheres e insegurança.

Segundo a diretora da agência da ONU, as mulheres gastam a maior parte de seus salários para garantir o bem estar de seus filhos e de suas famílias. Ela defende a participação da mulher na força de trabalho, por ser uma maneira de aumentar o crescimento econômico.

O diretor do Fundo da ONU para População, Unfpa, lembra que mulheres e meninas continuam enfrentando violações dos direitos humanos. Babatunde Osotimehin destaca que uma em cada três mulheres é sujeita a algum tipo de violência ao longo de sua vida. E milhares de meninas no mundos sofrem com a mutilação genital, apesar dos esforços para acabar com a prática.

O chefe da Unfpa pede mais compromisso com mulheres e meninas neste Dia Internacional da Mulher e destaca que a igualdade de gênero é também essencial para um futuro sustentável.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031