Após estudo, Ban quer mais cortes em emissões de gases de efeito estufa

Ouvir /

Secretário-geral das Nações Unidas diz que impactos são abrangentes e já podem ser sentidos na agricultura, na saúde, ecossistemas e em algumas indústrias.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O chefe das Nações Unidas reagiu à publicação de um relatório destacando "impactos severos e irreversíveis" da mudança climática.

O documento foi divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Ipcc, no domingo, em Yokohama, no Japão.

Em nota, lida pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon disse que o relatório confirma as consequências da mudança climática causada por fatores humanos. E afirmou que para reduzir esses riscos, o mundo tem que fazer um corte "substantivo" na redução de gases que causam o efeito estufa.

Oceanos

O porta-voz de Ban, Stephane Dujarric lembrou que os efeitos são abrangentes e já afetam o setor agrícola, a saúde humana, os ecossistemas, incluindo os oceanos, e o suprimento de água além de algumas indústrias.

O secretário-geral destacou ainda que, segundo os especialistas do relatório, o mundo está mal preparado para enfrentar o problema. Ban Ki-moon afirma que o gerenciamento dos riscos fica cada vez mais difícil com os altos níveis de aquecimento global.

Acordo

Para Ban, é hora de introduzir estratégias inteligentes e ações que possam melhorar a preparação para desastres reduzindo assim os efeitos de eventos causados pela mudança climática.

Ele encerrou a nota pedindo a todos os países que tomem ações rápidas e ousadas, em todos os níveis, para a Cimeira sobre Mudança Climática, que será realizada em setembro, na sede da ONU.

Ban disse ainda que quer que todos os esforços sejam feitos para se chegar a um acordo global sobre o tema até 2015.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031