ONU condena ataque contra edifício da Comissão Eleitoral afegã

Ouvir /

Agências de notícias informaram que ataque foi realizado por homens armados disfarçados de mulheres; ação ocorre a uma semana das presidenciais e provinciais.

Atacantes estavamdisfarçados de mulheres . Foto: Unama

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas no Afeganistão, Unama, condenou este sábado o ataque contra a sede da Comissão Eleitoral Independente, CEI, na capital Cabul.

De acordo com agências de notícias, homens armados invadiram um prédio nas proximidades disfarçados de mulheres e abriram fogo contra as instalações.

Atacantes

Apesar de não haver relatos de baixas durante o ataque, os relatos das agências citam as autoridades afegãs a dar conta da morte de pelo menos quatro atacantes.

A Unama deplora a segunda incursão contra uma instalação eleitoral afegã, nos últimos quatro dias, a uma semana das eleições presidenciais e provinciais. Na terça-feira passada, um escritório da CEI sofreu um ataque que teve baixas civis. As milícias talibãs teriam alegadamente reivindicado a responsabilidade pelo ato.

Poderes

As eleições de 05 de abril são consideradas um marco para a primeira transferência democrática do poder para o país.

O representante especial do Secretário-Geral para o Afeganistão, disse que o recurso à violência para intimidar cidadãos do exercício dos seus direitos democráticos é uma admissão da perda da capacidade dos atacantes de conquistar as pessoas através da persuasão política.

Determinação

Nicholas Haysom disse que as Nações Unidas continuam irredutíveis no cumprimento de seu trabalho, ao declarar a sua confiança na determinação da CEI no mesmo  sentido.

O também chefe interino da missão disse estar certo de que o mais importante é que os afegãos comuns continuem implacáveis no desejo de ter uma palavra a dizer sobre a futura direção do seu país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031