ONU revela plano para evacuar centro-africanos "sob risco de massacre"

Ouvir /

Ocha diz tratar-se de 3 mil deslocados internos do bairro PK12 em Bangui; área é uma das quatro consideradas mais críticas do país por albergar pessoas cercadas por grupos armados.

Idosos e crianças fazem parte do grupo. Foto: Ocha

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Entidades humanitárias e forças internacionais estão a concluir um plano para retirar milhares de pessoas isoladas devido à insegurança num dos bairros mais afetados pela violência na capital centro-africana.

A informação foi dada a jornalistas pelo porta-voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky, citando o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha.

Risco de Massacre

De acordo com o representante, são 3 mil deslocados internos da área conhecida como PK12. O grupo é essencialmente composto por idosos e crianças "sob risco de massacre". O porta-voz esclareceu ainda que estes são muçulmanos.

Nesta terça-feira, o Alto Comissariado para Refugiados, Acnur, apontou o bairro como uma das áreas de maior preocupação, ao lado de cidades como Boda, Bouar e Bossangoa.

No noroeste e sudoeste da República Centro-Africana, a agência calcula que mais de 15 mil pessoas estejam sob cerco e ameaça de grupos armados.

Saneamento

O Ocha considerou necessário garantir o acesso à água, aos serviços de saneamento básico e a melhores práticas de higiene para 900 mil afetados pela violência.

Entre as atividades desenvolvidas por vários parceiros da ONU está a "quase concluída reabilitação do sistema de distribuição de água da empresa nacional em Bangui." 

Foram, igualmente, atribuídos produtos suficientes permitir a instalação de tratamento de água da cidade para 600 mil consumidores durante os próximos três meses.

Emergência

As necessidades de apoio incluem abrigos de emergência e bens domésticos básicos, na véspera da estação das chuvas. Vários deslocados estão em áreas sujeitas a inundações.

As Nações Unidas anunciaram que as últimas semanas foram marcadas pelo retorno da assistência do Programa Mundial de Alimentação, PMA, a Bangui com a chegada de comboios a transportar alimentos.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031