OIT revela contributo para mulheres empreendedoras no Uganda

Ouvir /

Agência ensina gestão empresarial a ugandesas; OIT menciona a criação de emprego e o benefício ao crescimento económico do país.

Uniformes produzidos por Pamela Tumwikirize. Foto: OIT

Ana Duarte Carmo, em Nova Iorque.*

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, revelou ações com vista a contribuir para o empoderamento das mulheres no Uganda com o programa "Comece e Melhore o seu Negócio", em tradução livre.

A iniciativa oferece formação em gestão empresarial tendo como foco as pequenas empresas. Cerca de 700 mulheres foram envolvidas durante o último ano, revela a agência.

Mulheres Empreendedoras

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo das Mulheres e Empoderamento Económico, da OIT, o projeto faz parte da estratégia para criação de mais e melhores empregos nas economias em desenvolvimento.

Ao aumentar as suas competências de gestão, a agência diz que contribui para a afirmação das mulheres e para a igualdade de género no trabalho.

Uniformes Escolares

Uma das beneficiadas do "Comece e Melhore o seu Negócio" é Pamela Tumwikirize, responsável por uma empresa de uniformes escolares na cidade de Kabale.

Pamela diz ter percebido que seria difícil sobreviver no mercado, sem qualquer noção de gestão de negócio. A empreendedora explica que "costumava fazer uns pares de calções, pô-los à venda na loja e esperar pelos clientes.".

Durante a formação, mulheres como Pamela aprendem sobre custo e lucro, marketing e apoio ao cliente.

Criação de empregos

Ao desenvolver as suas competências, Tumwikirize desenhou novas amostras de uniformes, que foi apresentar às escolas, e diversificou a sua linha de produtos, com vestidos, meias e camisas.

"Agora, os clientes visitam a minha loja e saem com tudo aquilo que é preciso para uma criança ir para a escola no dia seguinte", conclui. Além disso, Pamela emprega agora outras cinco mulheres.

* Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031