Líderes africanos apoiam direitos de pessoas com deficiência

Ouvir /

Fórum sobre o assunto reuniu representantes do governo, sociedade civil e ativistas; promessa foi de combater o estigma e a desigualdade com busca de uma política inclusiva para a agenda de desenvolvimento do continente.

Acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Os direitos das pessoas que vivem com algum tipo de deficiência foram impulsionados, nesta segunda-feira, no fim do Fórum dos Líderes Africanos sobre o assunto.

O encontro reuniu representantes de governos, sociedade civil e ativistas que prometeram combater o estigma e a desigualdade ao buscar uma política inclusiva para a agenda de desenvolvimento do continente.

Alerta

A reunião, liderada pela presidente do Malaui, Joyce Banda, teve como objetivo alertar o público sobre a desigualdade e a marginalização enfrentadas pelas pessoas com deficiências.

O Fórum, o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e as Olimpíadas Especiais pretendem melhorar os direitos dos deficientes, especialmente nas áreas de saúde, direitos humanos e educação. O objetivo é criar uma Aliança da Liderança Africana sobre Deficiência Intelectual.

Os participantes concordaram em trabalhar para melhorar a recolha de dados sobre o problema. O grupo quer definir melhor os objetivos para medir e monitorizar os progressos alcançados em relação às políticas e leis dos países.

Recursos

Os representantes prometeram também assegurar a disponibilidade de mais recursos para melhorar a vida de adultos e crianças com deficiências.

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 1 mil milhão de pessoas no mundo vivam com algum tipo de deficiência.

Segundo a OMS, cerca de 200 milhões de pessoas têm alguma deficiência intelectual e calcula-se que 95 milhões de crianças menores de 15 anos também sofram de algum tipo de deficiência.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031