FAO quer combater desperdício de comida

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que perdas no norte da África e Oriente Próximo chegam a um terço dos alimentos produzidos e importados pela região; objetivo é criar uma estratégia para solucionar o problema.

Estratégia regional para combater desperdício alimentar. Foto: FAO/Ami Vitale

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, quer combater as perdas e o desperdício de comida no norte da África e no Oriente Próximo.

Segundo a agência da ONU, um terço do que é produzido e importado pelos países da região vai para o lixo.

Fundamental

A FAO declarou que as reduções das perdas e do desperdício são fundamentais para melhorar a disponibilidade de alimentos, alcançar a segurança alimentar e diminuir a pressão sobre os recursos naturais. 

A região depende da importação de 50% de suas necessidades de comida e ainda assim, perde boa parte dos alimentos. Por exemplo, vão parar no lixo 15% da carne, 19% dos grãos, 26% dos peixes e frutos do mar e 45% das frutas e vegetais.

Para solucionar o problema, a FAO propôs uma estratégia regional que está sendo discutida até sexta-feira numa Conferência em Roma.

Fome Crônica

Os governos da região prometeram reduzir as perdas e os desperdícios pela metade na próxima década.

A agência da ONU disse que as perdas de recursos e mão de obra significam um baixo retorno econômico para o setor de agronegócios e uma alta importação de alimentos.

A organização afirmou que 11% da população da região sofre de fome crônica. Muitas famílias dependem da agricultura para subsistência.

Dados da FAO mostram que 44% das perdas ocorrem durante o manuseio, o processamento e a distribuição dos alimentos e o desperdício chega a 34% durante o consumo, principalmente em áreas urbanas.

A estratégia regional pede a participação e a cooperação total de instituições e empresas envolvidas no processo de redução de perdas e desperdício de alimentos nos 19 Estados-membros da FAO.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031