Estados Unidos e Rússia reafirmam apoio para negociações sobre a Síria

Ouvir /

Representantes dos países encontraram-se esta quinta-feira com o enviado da ONU e da Liga Árabe; Lakhdar Brahimi volta a falar sobre a falta de progressos na conferência Genebra 2.

Lakhdar Brahimi em Genebra. Foto: ONU/Violaine Martin

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.  

Uma reunião trilateral sobre a Síria foi o destaque desta quinta-feira na sede das Nações Unidas, em Genebra. O enviado da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, recebeu representantes dos Estados Unidos e da Rússia.

Brahimi disse que os dois países reafirmaram seu apoio às negociações de paz sobre a Síria e prometerem ajuda para o avanço da situação. Segundo o enviado, até agora não foram feitos muitos progressos.

Genebra 2

No encontro, os Estados Unidos foram representados pela subsecretária de Estado, Wendy Sherman e do lado da Rússia esteve o vice-ministro das Relações Exteriores, Gennady Gatilov.

Esta é a segunda semana de conversas entre Brahimi, governo sírio e oposição, na conferência de paz conhecida como Genebra 2. Nesta quinta-feira, o enviado afirmou ainda que o fracasso das negociações está presente, mas que as Nações Unidas não irão deixar "nenhuma pedra desvirada" enquanto houver possibilidade de seguir com os debates.

Ajuda Humanitária

Brahimi deve vir em breve a Nova York, apresentar ao Secretário-Geral e ao Conselho de Segurança um relatório sobre as negociações de paz. Ele voltou a destacar a vontade de colocar à mesa de debates a formação de um governo de transição na Síria para então, lidar com essas "questões complicadas".

Sobre a situação dos civis sitiados na cidade velha de Homs, o Escritório de Assistência Humanitária da ONU informou que mais de 1,3 mil pessoas já foram retiradas do local.

A ONU e agências humanitárias conseguiram entregar comida, medicamentos e itens de higiene para 2,5 mil civis, sendo que a quantidade de alimentos é suficiente para um mês.

Na área rural de Damasco, 5 mil pessoas receberam comida e remédios nos útimos dois dias. Por outro lado, no campo para refugiados palestinos em Yarmouk, perto da capital síria, os assistentes humanitários não conseguiram entregar os alimentos, como estava previsto.

As Nações Unidas receberam das autoridades sírias a garantia de que a distribuição de ajuda poderá ocorrer nos próximos dias.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031