Escalada da violência na Venezuela preocupa Nações Unidas

Ouvir /

Pelo menos três pessoas morreram durante protestos no país, quando mais de 60 foram feridas; Escritório de Direitos Humanos recebeu relatos de intimidação e de ataques a jornalistas.

Rupert Colville

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório de Direitos Humanos da ONU revelou esta sexta-feira grande preocupação com o aumento da violência na Venezuela. Pelo menos três pessoas morreram esta semana, durante manifestações no país.

Milhares de cidadãos em grandes cidades venezuelanas participaram dos protestos contra a prisão de estudantes, aumento dos crimes e das dificuldades econômicas, segundo o escritório da ONU.

Intimidação

Um procurador público confirmou a morte de três manifestantes, sendo que 66 pessoas ficaram feridas e 69 foram detidas, resultados de conflitos durante as manifestações.

O porta-voz do Escritório de Direitos Humanos, Rupert Colville, afirmou ter recebido relatos de intimidação a jornalistas. Alguns profissionais tiveram equipamentos apreendidos e há afirmações de ataques contra jornalistas locais e internacionais que cobriam os protestos.

Diálogo

Segundo Colville, também são preocupantes os relatos da impunidade de grupos armados que teriam atacado os manifestantes. O porta-voz destaca que a situação pode gerar novos casos de violência e por isso, pede a todos na Venezuela que usem o diálogo pacífico para encontrar uma saída à crise.

Há informações sobre manifestantes presos que podem ser processados por acusações de terrorismo, e de outras pessoas, incluindo menores, que tiveram negado o contato com a família ou advogados.

Rupert Colville lembrou que os responsáveis por atos de violência, como a morte dos manifestantes, precisam ser processados e punidos com sanções apropriadas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031