ECA propõe medidas concretas para desenvolvimento africano

Ouvir /

Secretário-executivo da entidade alerta que índice de crescimento da população do continente pode causar competição entre recursos de energia, água e comida; Carlos Lopes quer ação deliberada para "industrialização verde".

Projetos de economia verde para o desenvolvimento africano. Foto: Pnuma

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque,*

A Comissão Económica para a África propõe medidas concretas para apoiar o desenvolvimento africano num período de mudança climática.

O secretário-executivo da ECA, Carlos Lopes, alertou que o índice de crescimento da população do continente pode causar uma competição entre os recursos de energia, água e alimentos.

Mudança Climática

Além disso, declarou que pode minar os esforços de desenvolvimento se os legisladores e os cientistas não prestarem atenção à mudança climática.

Lopes fez a declaração durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, na capital indiana, Nova Deli.

O chefe da ECA pediu uma ação deliberada para a "industrialização verde" que atacará os desafios de energia, de água e de segurança alimentar do continente.

Política Verde

Lopes pediu aos líderes africanos que adotem políticas "verdes". Ele referiu que que caso venham a ser implementadas de forma correta, podem oferecer oportunidades de investimento e dividendos reais.

Segundo Lopes, "em 2050,  a juventude africana sozinha vai constituir mais de um quarto da força de trabalho global".

O secretário-executivo da ECA disse que com a estimativa de um crescimento médio do PIB de 6% para este ano e com a continuação do avanço, África deve superar o progresso asiático em menos de 40 anos.

Ele referiu que "a chave para a África é o tipo de industrialização a ser seguido. O continente pode ser parte da solução de desenvolvimento sustentável sem ter de perder o direito de industrializar-se."

A Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável em Nova Deli é organizada anualmente como uma plataforma internacional para facilitar as trocas de conhecimento sobre o assunto.

*Apresentação: Denise Costa.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031