Comissão apresenta estudo sobre violações de direitos na Coreia do Norte

Ouvir /

Painel foi estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para investigar casos de detenção e tortura; Comissão de Inquérito divulga esta segunda-feira "relatório sem precedentes".

Crianças coreanas. Foto: ONU/Evan Schneider

Leda Letra e Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*

A Comissão de Inquérito sobre os Direitos Humanos na Coreia do Norte apresenta esta segunda-feira um relatório considerado "sem precedentes".

O documento será apresentado na sede da ONU em Genebra e traz resultados da investigação sobre privação à comida no país, detenções arbitrárias, tortura, discriminação e desaparecimentos.

Vítimas

A equipe ouviu mais de 80 vítimas que agora estão na Coreia do Sul, no Japão e nos Estados Unidos. A Comissão foi criada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU no ano passado.

Na sexta-feira, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o acordo feito entre as Coreias do Norte e do Sul para realizar reuniões entre famílias no Monte Kumgang.

Os encontros entre parentes, que vivem separados nos dois países, vão acontecer entre 20 e 25 de fevereiro, como estava programado.

Encorajado

Ban se sentiu particularmente encorajado pela decisão depois de reunião que manteve com o presidente da Assembleia Suprema do Povo, o norte-coreano Kim Yong Nam.

A conversa aconteceu durante a visita do chefe da ONU a Sochi, na Rússia, para acompanhar a abertura das Olimpíadas de Inverno.

Ele pediu a Yong Nam que mostrasse mais flexibilidade e que fizesse uma distinção entre questões humanitárias, como as reuniões de família, dos assuntos políticos e de segurança.

Direção Correta

Ban disse que as tensões entre as duas Coreias têm estado muito altas e por um período muito longo. Ele afirmou que "essa decisão é um passo na direção correta".

O Secretário-Geral encorajou os dois lados a avançarem nos entendimentos com um engajamento de alto-nível e adotando medidas para aumentar a confiança.

Ban reafirmou promessa de contribuir para a promoção da paz, do desenvolvimento e da estabilidade na península Coreana, como também para melhorar as relações entre os dois países.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031