Ban: "prioridade é evitar banho de sangue na Ucrânia"

Ouvir /

Secretário-Geral da ONU declarou que situação da violência é inaceitável; ele pediu ao governo e aos manifestantes que iniciem diálogo imediato para solucionar o problema.

Ban Ki-moon Foto: ONU

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que as prioridades são evitar o aumento da instabilidade e de um banho de sangue na Ucrânia. Ele pediu também a retomada do diálogo entre governo e manifestantes para solucionar a situação no país.

Ban está chocado e profundamente preocupado com a escalada da violência na capital, Kiev.

Inaceitável

Ele disse que os confrontos entre o governo e os manifestantes resultaram em mais mortes e ferimentos de pessoas. O chefe da ONU reiterou que o uso de violência é inaceitável.

Ban pediu aos dois lados que redobrem os esforços para criar um ambiente positivo depois das recentes medidas adotadas, como a anistia dada pelo governo aos detidos e a saída dos manifestantes de prédios públicos.

O Secretário-Geral disse que todos devem trabalhar para que a Ucrânia volte, o mais rápido possível, a seguir o caminho da prosperidade e da democracia.

Moderação

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, condenou esta quarta-feira os assassinatos ocorridos em Kiev e pediu moderação aos dois lados para diminuir as tensões.

Segundo ela, 22 pessoas morreram nos confrontos desta terça-feira, entre elas, manifestantes, policiais e jornalistas. O Ministério da Saúde ucraniano informou que 241 feridos foram levados para o hospital local.

Pillay afirmou que governo e manifestantes devem adotar ações imediatas para encontrar uma solução pacífica para resolver a crise.

A alta comissária quer também uma investigação urgente e independente para apurar os fatos e as responsabilidades, incluindo o uso excessivo de força, e para encontrar os responsáveis pelos confrontos entre forças policiais e manifestantes.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 19 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031