Acnur começa a distribuir ajuda a 10 mil sul-sudaneses no Alto Nilo

Ouvir /

Civis foram desalojados pelo recente conflito nas áreas próximas à capital do estado, Malakal; população relata uso de barcos para atravessar o rio, enquanto outros decidem fazer travessia a nado.

Deslocados no Sudão do Sul. Foto: Acnur

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, começou a distribuir itens básicos a 10 mil pessoas desalojadas pelos recentes confrontos em Malakal, no Sudão do Sul.

Na capital do estado do Alto Nilo ocorreram confrontos no último mês. Devido à insegurança e a pilhagens, agências humanitárias não tinham até o momento conseguido fazer a entrega de ajuda à população que está fora das bases da ONU.

Travessia

Cerca de 38 mil pessoas estão deslocadas em Malakal, com 28 mil abrigados nas instalações da ONU. Muitos são idosos, mulheres e crianças. 

Para chegar até a cidade, os civis relataram o uso de barcos para cruzar o rio, enquanto outros arriscaram a travessia a nado. Mulheres tiveram de caminhar por muitas horas com as suas crianças, antes de atravessar o rio.

O Acnur diz que aproveita a relativa calma na região, após a assinatura do acordo para cessação das hostilidades entre as partes em conflito a 23 de janeiro. A agência da ONU espera alcançar todos os deslocados até o fim da próxima semana. 

Cobertores

Os civis recebem lençóis plásticos, galões de combustível, kits de cozinha, redes mosquiteiras, colchões e cobertores. O material chegou a Malakal de avião, a partir do aeroporto queniano de Nairobi.

Há semanas, várias pessoas estão abrigadas em escolas e outros locais com medo e insegurança, mesmo após o acordo para a cessação da violência.

Em todo o Sudão do Sul, 740 mil pessoas tiveram de sair de suas casas e os confrontos obrigaram mais de 131 mil a buscar refúgio em países vizinhos, como Uganda, Etiópia, Quénia e Sudão.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031