Negociações sobre a Síria podem durar "semanas"

Ouvir /

Enviado especial da ONU e da Liga Árabe fez a declaração em Genebra, após dois encontros com governo e oposição; entrega de ajuda humanitária para Homs foi o principal assunto discutido pelas partes neste sábado.

Crianças sírias em campo de refugiados. Foto: Acnur/L.Veide

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria esteve reunido neste sábado com representantes do governo e da oposição do país. Foi a primeira vez que os dois lados em conflito estiveram na mesma sala, frente a frente, tentando negociar um acordo de paz.

Segundo Lakhdar Brahimi, a primeira reunião em Genebra foi pela manhã e durou pouco mais de uma hora. Pela tarde, um novo encontro, de duas horas, onde o principal assunto foi a abertura de um corredor humanitário na Cidade Velha de Homs, que pode permitir a entrega de comida e de medicamentos na segunda-feira.

Prisioneiros

Brahimi falou com jornalistas após os encontros e afirmou que as negociações podem durar "dias ou até mesmo semanas". O enviado adiantou que no domingo, as reuniões vão girar em torno de prisioneiros e pessoas desaparecidas.

O enviado voltou a lembrar que a situação é muito complexa e que a meta é acabar com a guerra.

Transição

Lakhdar Brahimi foi claro ao afirmar não haver dúvidas de que existe terrorismo na Síria. O enviado afirmou que há consenso, entre governo e oposição, de que a meta da conferência  é discutir a implementação do Comunicado de Genebra, que prevê um governo de transição na Síria.

Segundo o porta-voz da Coalizão Nacional, grupo que representa a oposição, isso pode começar a ser tratado na segunda-feira.

Democracia

Louay Safi ressaltou que o principal objetivo de sua delegação é conseguir negociar com o governo uma transição política "da ditadura para a democracia", onde as pessoas possam votar e expressar suas opiniões sem intimidação.

Safi destacou que a oposição busca "salvar a Síria da destruição completa." Nenhum representante do governo sírio fez declarações aos jornalistas em Genebra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930