Projetos inovadores de turismo ganham prêmio de agência da ONU

Ouvir /

Um aplicativo móvel que "transporta" visitantes à França da 2ª Guerra Mundial e uma iniciativa de ecoturismo na Malásia entre os escolhidos da Organização Mundial do Turismo; 2013 teve aumento de 5% nas chegadas de turistas internacionais.

Entrega do prêmio em Madri. Foto: OMT

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A Organização Mundial do Turismo, OMT, entregou, em Madri, o Prêmio Ulysses 2013 de Ciência e Inovação no setor. A distinção reconhece a criação e a disseminação de projetos de turismo.

Na categoria "Inovação nos Negócios", a agência da ONU premiou o projeto Arromanches 1944, da França, que é um aplicativo para celulares que "transporta" o usuário para a Normandia da 2ª Guerra Mundial.

Social

Uma entidade da Malásia venceu o prêmio Ulysses para Inovação em Organizações Não-Governamentais, com um programa de ecoturismo com foco na responsabilidade social.

Uma iniciativa de Portugal, a "Dark Sky Alqueva" concorreu nesta mesma categoria. Antes da entrega do prêmio, a criadora da rota de turismo para observações astronômicas, Apolónia Rodrigues, contou à Rádio ONU que o Brasil está entre os países para uma parceria internacional.

Astronomia 

 "Pensamos em alargar todo o conhecimento que já adquirimos nesta temática. E o que nós estamos a fazer é já criar laços a nível internacional, onde já existe bastante interesse em trabalhar essa temática, como no Brasil e em Moçambique. Depois temos outros países, como a Bolívia e a Argentina, que estão bastante interessados no astro turismo e toda a componente ligada ao turismo da ciência."

Segundo Apolónia Rodrigues, além de observar o céu, os participantes fazem várias atividades noturnas, como canoagem e passeios de cavalo. A OMT também premiou um projeto do Ministério do Turismo da Índia e outro da Croácia, com foco na tecnologia.

Recentemente, a agência da ONU divulgou o balanço do setor em 2013, quando houve crescimento de 5% nas chegadas de turistas internacionais.

No total, foram mais de 1 bilhão de viajantes, com 52 milhões a mais de turistas internacionais em relação a 2012. A OMT ressalta que apesar dos desafios econômicos, os resultados do turismo internacional foram muito além das expectativas da agência.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031