ONU alarga mandato de representação na República Centro-Africana

Ouvir /

Conselho de Segurança coloca possibilidade de eleições no segundo semestre deste ano, com prazo até fevereiro de 2015; ajustadas funções da Binuca para ter conta o processo de transição.

Conselho de Segurança. Foto: ONU

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança estendeu por mais um ano o mandato do Escritório Integrado de Consolidação da Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana, Binuca.

A resolução, aprovada esta terça-feira, prorroga as funções da Binuca até 31 de Janeiro de 2015, além de reforçar e atualizar as atividades em vários domínios, com destaque para a implementação do processo de transição.

Transição

Espera-se que o escritório assuma um "papel preponderante" no trabalho com as autoridades para facilitar a transição política, além de ajudar nos esforços de reconciliação.

Estima-se que pelo menos 1 mil pessoas tenham morrido e cerca de 2,2 milhões precisem de ajuda humanitária devido ao conflito que culminou com ataques iniciados em dezembro passado.

Um ano depois da ofensiva dos antigos rebeldes Séléka, de maioria muçulmana, o conflito assumiu contornos sectários ao envolverem as milícias anti-Balaka, principalmente composta por cristãos.

Autoridades

Ao abrigo da resolução S/2014/54, a Binuca deve apoiar as autoridades de transição nos preparativos necessários para o pleito, além de trabalhar com a Autoridade Nacional Eleitoral.

O objetivo é a realização de eleições livres e justas, o mais tardar a fevereiro de 2015. O documento destaca que o escrutínio deverá ocorrer "se possível, no segundo semestre de 2014."

Camiões

No país, o Programa Mundial de Alimentação, PMA, anunciou que 41 camiões comerciais carregados de comida estão retidos na fronteira com os Camarões, juntamente com centenas de outros veículos.

A agência refere que os motoristas estão relutantes em atravessar a fronteira, apesar de haver escoltas militares ao longo da estrada para Bangui.

A agência disse que o primeiro comboio de alimentos chegou, esta segunda-feira, à capital centro-africana escoltada pela Missão Internacional Liderada pelos Africanos para a República Centro-Africana, Misca.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930