Negociações de paz sírias entram em fase crucial

Ouvir /

Enviado especial da ONU e da Liga Árabe afirmou que essa é uma negociação política; sírios devem discutir esta segunda-feira formação de um governo de transição com poderes executivos.

Lakhdar Brahimi em Genebra. Foto: ONU/Violaine Martin

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU afirmou que as negociações de paz entre governo e oposição da Síria entraram esta segunda-feira numa fase crucial.

Segundo o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe, Lakdhar Brahimi, os sírios vão discutir a implementação do Comunicado de Genebra, de junho de 2012, que estabelece a criação de um governo de transição com poderes executivos.

Negociação Política 

Falando a jornalistas em Genebra, Brahimi disse que essa é uma negociação política. Ele citou a crise humanitária no país por causa da guerra civil.

Brahimi afirmou que os dois lados do conflito já perceberam que não se pode iniciar negociações sem discutir a atual situação humanitária na Síria, que é muito ruim.

Representantes do governo e da oposição se reuniram também frente a frente durante o fim de semana sob o comando de Brahimi. As discussões tiveram como base o acesso das agências humanitárias à cidade de Homs, uma das mais atingidas pela violência.

Prisioneiros

Eles conversaram ainda sobre a libertação de prisioneiros detidos tanto pelo governo como pelas forças rebeldes.

Para Brahimi, a situação na Síria se tornou extremamente complexa. Segundo ele, é muito difícil prever quanto tempo vão durar as negociações.

A ONU calcula que mais de 100 mil pessoas morreram nos quase três anos de guerra civil na Síria.

No total, 9,5 milhões de pessoas estão deslocadas e precisando de assistência humanitária, 6,5 milhões internamente e 3 milhões refugiadas em países vizinhos.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930