Missão da ONU na RD Congo deve enviar mais helicópteros ao Sudão do Sul

Ouvir /

Informação foi dada à Rádio ONU pelo general brasileiro, que lidera a Monusco, Carlos Alberto dos Santos Cruz; na sexta-feira, foram enviadas as primeiras tropas ao país vizinho para ajudar a conter a violência.

Envio de helicópteros para o Sudão do Sul. Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas informaram que estão estudando o envio de helicópteros ao Sudão do Sul. Na sexta-feira, a Missão da ONU na República Democrática do Congo, Monusco, despachou 72 policiais ao país vizinho.

O comandante da Monusco, o general brasileiro Santos Cruz, disse à Rádio ONU, de Kinshasa, que o objetivo é ajudar a conter a violência no Sudão do Sul.

Helicópteros

"Neste momento, existem alguns equipamentos que nós estamos analisando. Também a companhia de polícia. Estamos iniciando o trabalho de transferir temporariamente. Mas isso é da parte policial. Da parte militar são helicópteros, estamos ainda na fase de processo e organização para apoiar o Sudão do Sul."

O comandante da Monusco, Santos Cruz, afirmou que se trata de uma operação de emergência, prevista pelas medidas já aprovadas pelo Conselho de Segurança.

Intensidade

"Este deslocamento de forças daqui para o Sudão do Sul é temporário. Nós podemos continuar com a mesma capacidade operacional logicamente aumentando a intensidade do nosso trabalho. Era necessária esta colaboração com o Sudão do Sul. Nós estamos aumentando o nosso ritmo. É uma medida de emergência que estamos aqui executando plenamente dentro do espírito das Nações Unidas."

O conflito no Sudão do Sul começou em 15 de dezembro quando o presidente Salva Kiir informou que soldados leais ao vice-presidente Riek Machar haviam se rebelado. Machar deixou o poder em julho após uma tentativa de golpe.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031