Em Cuba, Secretário-Geral discute desenvolvimento da América Latina

Ouvir /

Ban Ki-moon participa da Conferência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos; ele terá vários encontros bilaterais com presidentes dos países da região.

Ban Ki-moon na chegada a Havana, Cuba. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral das Nações Unidas está em Cuba, onde participa da segunda Conferência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, Celac.

Ao chegar na capital do país, Havana, Ban Ki-moon ressaltou que a reunião "planta a semente para um nova América". Ban também lembrou o aniversário do líder José Martí, um símbolo da independência cubana, a quem o Secretário-Geral chamou de "herói".

Brasil

O encontro da Celac vai até quarta-feira, com discursos dos chefes de Estado da região, incluindo a presidente brasileira Dilma Rousseff. O Secretário-Geral da ONU declarou ter a expectativa de ouvir dos líderes suas visões sobre "assuntos-chave, como paz, segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos."

Ban Ki-moon destacou ainda que terá encontros com o presidente cubano Raúl Castro e ministros do governo. Na pauta estão questões ligadas ao desenvolvimento e prosperidade. 

Segundo o Secretário-Geral, Cuba está passando "por um processo importante de transformação" e por isso, ele se diz "ansioso por saber mais" sobre a situação do país e discutir como as Nações Unidas podem continuar auxiliando no processo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930