Brahimi reúne-se, separadamente, com oposição e governo sírios em Genebra

Ouvir /

Os dois lados encontraram-se pela primeira vez na Conferência Genebra 2, na quarta-feira; processo está sendo facilitado por Nações Unidas, Estados Unidos e Rússia.

Refugiada síria com três crianças num acampamento no Líbano. Foto: Acnur/A. McConnell

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Representantes da oposição e do governo da Síria reúnem-se, separadamente, nesta sexta-feira, em Genebra, com o enviado espcial da ONU e da Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi.

Resolução

Os dois lados tinham uma reunião conjunta marcada para iniciar o processo de negociações de  uma resolução do conflito no país.

As conversações fazem parte da Conferência Genebra 2, que foi aberta na quarta-feira em Montreux com a presença de 40 países convidados incluindo o Brasil.

Lakhdar Brahimi deve conceder uma entrevista a jornalistas no fim da tarde em Genebra para informar os resultados dos encontros separados com ambas as partes.

O governo sírio tem como interlocutor, o ministro das Relações Exteriores Walid Al-Mouallen. Já a Coalizão Nacional da Síria, o grupo de oposição, tem como negociador, Ahmad Jarba.

Protesto Pacífico

Os dois lados se reuniram, pela primeira vez, na quarta-feira. 

O enviado especial manteve encontros separados, na quinta-feira, com o chanceler al-Mouallen e o líder da oposição.

O conflito, que já matou mais de 100 mil pessoas, começou há três anos quando manifestantes saíram às ruas num protesto pacífico contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Por causa da guerra na Síria cerca de 9,5 milhões tiveram que fugir de suas casas. Deste total, 3 milhões estão vivendo nos países vizinhos como Jordânia e Líbano.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930