Ban Ki-moon promove em Havana campanha contra violência à mulher

Ouvir /

Secretário-Geral afirma que prática é a maior violação dos direitos humanos no mundo; Ban também encontrou-se com o presidente cubano Raúl Castro para discutir o desenvolvimento do país.

Ban Ki-moon em visita a Cuba, acompanhado por Dr. Eusebio Leal (à esquerda). Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Durante sua viagem oficial à Cuba, o Secretário-Geral divulgou na capital, Havana, a campanha da ONU "UNiTE pelo Fim da Violência Contra Mulheres".

Ban Ki-moon defendeu que este tipo de violência é uma das maiores violações dos direitos humanos no mundo e que todos têm a responsabilidade de combatê-la.

Mensagem Clara

O Secretário-Geral ressaltou que homens, mulheres, meninos e garotas, amigos e vizinhos precisam trabalhar juntos para combater a violência de gênero, pois o problema não pode ser enfrentado somente por governos e organizações.

Ban lembrou que lançou a campanha há seis anos e não apenas por ser Secretário-Geral da ONU, mas também por ser filho, marido, pai e avô. Ele disse que a mensagem da campanha é clara: mulheres e crianças têm o direito de se sentirem seguras e de viver com dignidade.

Ao encontrar com representantes da campanha em Cuba, Ban destacou que o país é líder em vários aspectos do desenvolvimento, como o aumento das oportunidades para mulheres e meninas, no avanço da igualdade e na prevenção da violência.

Presidência

O Secretário-Geral também citou desafios na área, como o fim da impunidade e disse que homens e meninos têm uma responsabilidade especial: a de levantar suas vozes para o fim da violência, ao invés de levantar suas mãos para atitudes violentas.

Ban Ki-moon também encontrou-se na segunda-feira com o presidente de Cuba, Raúl Castro. Os dois discutiram os progressos do país nas áreas de desenvolvimento, mudança climática e negociações sobre a Colômbia e ajuda ao Haiti.

O Secretário-Geral cumpre agenda em Cuba até esta quarta-feira, onde participa da Conferência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, Celac.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930