Ban alerta que mudança climática representa risco para pessoas e economias

Ouvir /

Secretário-Geral fez a declaração em pronunciamento num evento sobre o clima no Fórum Econômico Mundial, em Davos; ele disse ainda que limitar o aumento da temperatura global vai exigir apoio financeiro considerável.

Ban Ki-moon discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou esta sexta-feira que a mudança climática representa um risco para pessoas, economias e empresas.

Ban fez a declaração em pronunciamento numa sessão especial sobre clima, crescimento e desenvolvimento no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Impacto

O chefe da ONU disse que o impacto da mudança climática tem afetado comunidades e empresas, grandes ou pequenas, e até mesmo a segurança nacional, com instabilidade política em alguns países.

Segundo ele, o mundo tem que limitar o aumento da temperatura global, caso contrário não será possível alcançar o desenvolvimento sustentável e acabar com a pobreza.

Ele afirmou que a energia limpa, a produção e o consumo sustentáveis e o planejamento urbano são bons para o planeta e para todos.

Oportunidades

Segundo Ban, as oportunidades no setor são muito grandes com a criação de novos empregos, surgimento de novos mercados e também para impulsionar as economias.

O Secretário-Geral disse que em setembro vai realizar a Conferência sobre Mudança Climática. O encontro vai reunir líderes de governos, empresas, instituições financeiras e de educação, além de representantes da sociedade civil.

Ele afirmou que essa vai ser uma conferência de ação com dois objetivos claros. O primeiro é reduzir as emissões de gases e fortalecer a resiliência climática. A segunda meta é criar uma mobilização política para que seja firmado um acordo significativo sobre o clima, em 2015.

Agenda

O Secretário lembrou que os dois próximos anos vão ser cruciais já que 2015 é o prazo final para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e também para definir a agenda de desenvolvimento para o futuro.

Ban explicou que o setor financeiro terá uma participação chave nesse processo. Segundo ele, serão necessários trilhões de dólares em investimentos para transformar a chamada "economia marrom para a economia verde".

O chefe da ONU disse que se todos se unirem será possível construir um mundo melhor e mais seguro para as novas gerações.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930