PMA realiza voo fretado para levar ajuda humanitária à Síria

Ouvir /

Aeronave decolou do aeroporto de Erbil, no Iraque, com quatro toneladas de alimentos; projeto tem cooperação do Unicef que pretende enviar medicamentos para as vítimas do conflito.

 

Entrega de alimentos do PMA na Síria. Foto: PMA

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um avião, fretado pelo Programa Mundial de Alimentos, partiu na manhã deste domingo de Erbil, no norte do Iraque, com quatro toneladas de ajuda humanitária para as vítimas da guerra civil na Síria.

Os alimentos do PMA deverão reabastecer os estoques no leste da Síria.

Série

Em nota, a agência informou que este é o primeiro de uma série de voos que deverão levar um total de 400 toneladas de alimentos do PMA assim como 24 toneladas de comida e medicamentos fornecidos pelo Unicef.

A Missão da ONU no Iraque, Unami, agradeceu ao governo do país pelo apoio prestado à iniciativa.

O chefe da Unami, Nickolay Mladenov, afirmou que os alimentos irão ajudar a aliviar o sofrimento da população síria, que tem enfrentado tempestades rigorosas de inverno na região.

Lançamento

Ainda neste domingo, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, e a Missão no Iraque anunciaram o lançamento do Plano Regional de Resposta para os Refugiados Sírios, que será realizado nesta segunda-feira.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério de Migração e Deslocamento do Iraque. O objetivo é promover uma estratégia de alto nível além de captação de recursos para as vítimas da guerra civil síria. O plano atenderá os países vizinhos: Jordânia, Iraque, Líbano e Turquia, além do Egito. 

O Acnur lembrou que o conflito está entrando no quarto ano. Com o plano, a agência pretende responder à demanda de refugiados sírios que vivam em acampamentos ou não assim como das comunidades que abrigam as vítimas da guerra.

Proteção

O Plano de Resposta do Iraque está pedindo uma ajuda de US$ 522 milhões, equivalentes a mais de R$ 1,2 bilhão. A quantia deve ser usada em ações de proteção, educação, saúde, compra de alimentos e abrigos, entre outros.

O Acnur estima que até o fim de 2014, o Iraque deva acolher 400 mil sírios.

 

Se a tendência continuar, até dezembro do próximo ano, o total de refugiados sírios nos países vizinhos pode ultrapassar a faixa de 4 milhões de pessoas.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930