ONU condena ataque com carro-bomba que matou boinas-azuis no Mali

Ouvir /

Secretário-Geral e Conselho de Segurança emitiram nota pedindo que responsáveis sejam levados à justiça; dois soldados de paz eram do Senegal.

 

Soldados de paz da ONU no Mali. Foto: Minusma/Blagoje Grujic

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas condenaram o ataque com um carro-bomba que matou dois soldados de paz da ONU, no nordeste do Mali, no sábado.

Várias pessoas ficaram feridas incluindo integrantes das forças armadas do país africano.

Consolidação da Paz

Em notas separadas, o Conselho de Segurança e o Secretário-Geral Ban Ki-moon pediram que os autores do atentado sejam levados à justiça.

Os dois boinas-azuis eram membros do batalhão do Senegal. Segundo a Missão Multidimensional Integrada de Estabilização no Mali, Minusma, o carro-bomba foi detonado na cidade de Kidal, no início da manhã de sábado, horário local.

Ban afirmou que a ONU permanece determinada em sua missão de apoiar o povo e o governo do Mali na consolidação de uma paz duradora no país.

Ele pediu a todos os malineses que rejeitem a violência e apoiem o processo de paz. Ban conclamou a todos a participar do segundo turno das eleições neste domingo.

França

O representante especial do Secretário-Geral no país, Bert Koenders disse que os autores do ataque têm que ser responsabilizados. Ele afirmou que o atentado de sábado não irá minar a resolução das Nações Unidas na restauração da paz e da segurança no Mali.

Já o Conselho de Segurança voltou a manifestar seu apoio à Missão da ONU e às forças da França no país, localizado no noroeste da África.

Os 15 integrantes do órgão pediram ainda uma rápida investigação do ataque.

A Minusma foi formada em abril com o objetivo de usar "os meios necessários" para estabilizar a situação no país e estabelecer a ajuda humanitária às vítimas do conflito criando as condições também para a promoção de um diálogo nacional no

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930