ONU afirma que voluntários contribuem para a paz e o desenvolvimento

Ouvir /

Secretário-Geral fez a declaração para marcar o Dia Internacional do Voluntário esta quinta-feira 5; Ban Ki-moon disse que milhões de jovens estão atuando como agentes para uma mudança social.

Ban Ki-moon com voluntários jovens da iniciativa “My World”. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os voluntários contribuem para o desenvolvimento e a paz mundiais.

A declaração foi feita para marcar o Dia Internacional do Voluntário, comemorado esta quinta-feira, 5 de dezembro.

Espírito de Serviço

O voluntário português, Victor Duarte, trabalha para duas organizações em Lisboa, o Banco Alimentar e a Comunidade Vida e Paz.

Duarte falou à Rádio ONU, da capital portuguesa, porque decidiu ser voluntário.

"Temos que procurar o sentido de humildade e de serviço. Portanto, eu ao ser voluntário em Portugal estou a prestar um serviço ao meu semelhante. Eu sou convidado a dar de comer a quem tem fome e a dar agasalho a quem tem frio. Dentro deste espírito de serviço, é isso que me leva a ser voluntário. Como nós vamos para a rua ver os sem-abrigo que dormem em cima de um cartão que, por vezes chega para a cabeça e não chega para os pés, nós sentimos-nos impotentes mas procuramos ser úteis a essas pessoas para que elas sintam que alguém se preocupa com elas, não estão ali abandonadas."

Jovens Voluntários

Ban Ki-moon disse que milhões de jovens voluntários estão agindo para uma mudança social global.

Ele explicou que existem mais de 1,2 bilhão de jovens atualmente com um grande potencial para enfrentar desafios e para mudar a situação. Segundo Ban, quando os jovens se tornam voluntários, eles têm a oportunidade de adquirir experiências de vida e profissionais.

Além disso, fortalecem a capacidade de liderança e passam a se envolver mais em suas comunidades e na sociedade global.

Agradecimento

Ban agradeceu especificamente o trabalho realizado por quase mil jovens voluntários da ONU que apoiam as operações da organização para a paz, para o desenvolvimento sustentável e para os direitos humanos.

O Secretário-Geral afirmou que os voluntários da ONU trabalham junto com os funcionários para melhorar a vida de algumas das populações mais vulneráveis do mundo.

Segundo Ban, o voluntariado "é uma rua de mão dupla. Ao mesmo tempo em que os voluntários ajudam a gerar uma mudança positiva para outros, suas próprias vidas geralmente se transformam pelos seus atos."

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930