Novos casos de câncer no mundo subiram para 14,1 milhões

Ouvir /

Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer revela que no ano passado, 8,2 milhões de pessoas morreram pela doença; no Brasil, incidência é maior para câncer de próstata e de mama.

Câncer de mama subiu mais de 20% ao nível mundial. Foto: Beneficência Portuguesa de São Paulo

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, que pertence à Organização Mundial da Saúde, divulgou esta quinta-feira os últimos números sobre incidência, mortalidade e prevalência de câncer.

Foram 14,1 milhões de novos casos no mundo ano passado, quase 1,5 milhão a mais do que em 2008. As mortes relacionadas aos vários tipos da doença também subiram para 8,2 milhões.

Pulmão

Em relação à prevalência, 32,6 milhões de pessoas acima de 15 anos de idade foram diagnosticadas com câncer nos últimos cinco anos. Os tipos mais comuns detectados em 2012 foram o câncer de pulmão, com 1,8 milhão de pacientes, o de mama, com 1,7 milhão e o de reto, com 1,6 milhão de casos.

Segundo a agência, o câncer de pulmão é o que mais causa mortes, seguido pelo de fígado e de estomâgo.

Qualidade de Vida

De São Paulo, o diretor do Centro Oncológico do Hospital Beneficência Portuguesa, Fernando Maluf, falou à Rádio ONU sobre alguns dos fatores que estão levando ao aumento dos novos casos de câncer.

"Existe, na verdade, como fator mais importante para esse aumento de aproximadamente 20% dos tumores, uma mudança no estilo de vida, que vem ocorrendo nos últimos anos. O estilo de vida vem piorando, tanto na parte dietética, quanto na parte do número de obesos hoje no mundo e também na parte da poluição, que é um fator extremamente importante e contribuinte para vários tumores, como o tumor de pulmão. A obesidade é responsável por 1/3 dos tumores do mundo inteiro."

Mama

A pesquisa da agência da OMS revela que a incidência de câncer de mama no mundo subiu mais de 20%, com mais de 522 mil mortes. Este é também o tipo que mais atinge as mulheres brasileiras: foram 67,3 mil casos no país ano passado.

O oncologista Fernando Maluf explica o que as mulheres devem fazer para evitar o câncer de mama.

"O câncer de mama está diretamente relacionado com a dieta. Uma dieta ruim é aquela com muita gordura e com muitos condimentos e a boa é rica em frutas, legumes, vegetais. A mulher (deve) se manter num peso adequado, fazer exercícios, consultar seu médico para avaliar fatores de risco, se já existe história familiar de câncer de mama ou alguma lesão na mama que seja pré-maligna."

Projeções

No caso dos homens do Brasil, a incidência de câncer de próstata é a maior entre todos os tipos, com mais de 72 mil casos. O relatório afirma ainda que no ano passado, houve mais de 437 mil novos casos de câncer no país e 224,7 mil mortes, entre homens e mulheres.

Segundo o levantamento da agência da OMS, mais da metade de todos os casos de câncer e quase 65% das mortes relacionadas ocorreram nas regiões menos desenvolvidas do mundo.

Pelas projeções da pesquisa, chamada Globocan 2012, até 2025, o mundo deve ter 19,3 milhões de novos casos de câncer, devido ao crescimento e ao envelhecimento populacional.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930