Livro ilustra a situação de famílias e crianças vulneráveis em Moçambique

Ouvir /

Unicef apoiou obra compilada por Cristiana Pereira; autoridades dizem estar na mira próxima edição com histórias de crianças do país; site da agência terá poema inédito à criança doado pela família do falecido escritor José Craveirinha.

Capa do livro, “A Mudança Acontece”.

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, apoiou a edição do livro "A Mudança Acontece", que visa estimular o reforço da família e impulsionar o desenvolvimento de um sistema integrado de proteção da criança em Moçambique.

A iniciativa do Ministério da Mulher e da Ação Social reúne mais de 53 fotografias a cores e preto e branco acompanhadas com histórias de vida e estudos de caso.

Família

Para o representante do Unicef em Moçambique, Koenraad Vanormeligen, a obra assinada pela escritora e jornalista Cristiana Pereira é importante para a divulgar os direitos da criança.

"Gostaria de realçar a importância deste livro na contribuição para a advocacia pelos direitos da criança a uma família, acesso ao registo de nascimento, à proteção social e aos serviços básicos como educação, saúde, nutrição, água e saneamento com acompanhamento de gestão de casos de crianças vulneráveis a nível da comunidade."

Desafios

No ato do lançamento da obra, em Maputo, a ministra da Mulher e da Ação Social de Moçambique, Iolanda Cintura, considerou um instrumento de sensibilização em prol dos direitos da criança.

"Vai permitir divulgar os casos de sucesso no âmbito da assistência prestada as crianças em situação de vulnerabilidade, de modo a superar os desafios. Esperemos que este trabalho não termine por aqui e que possamos ter uma próxima edição com historias de crianças de todo o nosso pais, que é uma forma de disseminar e impulsionar aquilo que e o empenho de todos na realização das ações em prol do bem-estar da criança".

Acolhimento

A compiladora das histórias disse a Rádio ONU de Maputo, que obra é resultado de uma pesquisa realizada nas províncias de Maputo, Manica, Sofala e Tete durante de seis meses.

"O livro mostra como é que a resposta é acionada de modo a garantir que cada caso, estamos a falar de extração de órgãos, de famílias de acolhimento, de crianças com deficiência ou seja várias situações diferentes de vulnerabilidade, como é que, cada caso pode ser acompanhado para garantir que todas as crianças tenham ambiente de proteção que tem direito."

Poema

Ainda no campo da literatura, a família do escritor moçambicano José Craveirinha, ofereceu um poema inédito a favor das crianças. O poema os Tímpanos, de 1980, foi apresentado por Ursula Pais, especialista em proteção à criança, no Unicef. 

"Os Tímpanos/Apenas não tendo ouvidos/despercebemos os apelos/de anciãos esmolando/e meninos esfarrapados/com fome. /A essência dos tímpanos / não é para escutar à socapa/mas para não sermos surdos/nem para fingirmos-nos cegos/ao apelo das vozes/sem um tecto/e sem pão./– José Craveirinha, 1980"

O livro A Mudança Acontece, com texto de Cristiana Pereira e fotos de Mark Lehn será distribuído aos parceiros do Unicef e do Ministério da Mulher e da Acção Social. O mesmo estará disponível on-line através do site do Unicef – Moçambique para baixar/ download.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031