FAO: 70% das novas doenças em humanos tiveram origem animal

Ouvir /

Novo relatório da agência pede atenção a causas e prevenção; entre as razões para o surgimento das enfermidades estão aumento do consumo de carne e expansão das terras agrícolas.

70% das doenças humanas têm origem animal. Foto: FAO

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Desde 1940, 70% das novas doenças que apareceram em humanos tiveram origem nos animais. Quem afirma é a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, em um novo relatório, divulgado esta segunda-feira.

A agência cita "mudanças dramáticas" no surgimento de doenças, causadas pelo crescimento populacional, expansão agrícola e aumento da cadeia alimentar global.

Gripe Aviária

De Roma, o chefe de Serviço Animal da FAO, Juan Lubroth, destacou à Rádio ONU outras causas.

"Por exemplo, a gripe aviária ou a síndrome respiratória aguda. A maioria das razões tem a ver com as atividades dos humanos na terra, na produção agrícola, na exploração das florestas, na criação do gado e também com as mudanças climáticas. E o comércio tão globalizado que nós temos agora, que tem muito mais risco hoje do que ontem."

A FAO nota ainda que nas últimas décadas, os humanos têm consumido mais comida de origem animal, como carnes vermelhas ou brancas, o que gerou "explosão" na produção pecuária.

Comércio

Segundo o documento, ameaças à segurança alimentar e resistência a antibióticos estão aumentando em todo o mundo. A globalização e a mudança climática estão "redistribuindo patogênicos, vetores e hospedeiros e os riscos pandêmicos aos humanos são uma grande preocupação."

A FAO também nota que "os humanos estão se deslocando para outras regiões mais do que nunca, e o volume de bens e produtos comercializados internacionalmente também é sem precedentes".

Ligação

Com isso, organismos que causam doenças "viajam" pelo mundo mais facilmente. No caso da pecuária, os riscos são maiores nos países em desenvolvimento e em transição.

O relatório explica não ser mais possível tratar as saúdes humana, animal e ambiental de forma isolada. A agência da ONU recomenda evitar as causas das doenças e não simplesmente combater as enfermidades após seu surgimento.

Entre as medidas indicadas pela FAO, está o fornecimento de alimentos de origem animal segura, vindos de gado saudável e tratar das ameaças biológicas geradas pela globalização e mudança climática.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031