Dois brasileiros ganham prêmio de fotografia nas Nações Unidas

Ouvir /

Paulo Filgueiras e Luiz Rampelotto foram agraciados com o segundo e terceiro lugares respectivamente; distinção é entregue pela Associação de Correspondentes da ONU, Unca; palestino Ahmed Deeb levou primeiro lugar.

Ban Ki-moon entrega prêmio a Luiz Rampelotto.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Dois fotógrafos brasileiros foram vencedores do Prêmio de Fotografia da Associação de Correspondentes Estrangeiros da organização.

Segundo a Associação, o objetivo é homenagear os autores de imagens que ajudam a melhor compreender a complexidade do cenário político internacional.

Segundo Definitivo

O prêmio foi entregue aos vencedores pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. O primeiro lugar foi dado ao fotógrafo palestino, Ahmed Deeb. Um outro ganhador, o fotógrafo carioca Paulo Filgueiras, não pôde comparecer à entrega por estar a caminho da Europa, onde irá acompanhar Ban numa visita oficial.

Filgueiras começou a carreira fotografando ondas de surfe e depois passou para a moda. Nesta entrevista à Rádio ONU, ele fala sobre a experiência de trabalhar com o Secretário-Geral retratando momentos relevantes da política internacional.

"O Secretário-Geral realmente tem uma agenda super intensa. E nós temos que lidar com várias logísticas dentro de segurança, velocidade de estar à frente do Secretário-Geral esperando para aquele segundo definitivo acontecer, estar preparado para isso. Estar junto à ONU agora, neste momento, tem me dado uma outra visão de fotografia e uma outra visão humanística."

Liberdade de Imprensa

O concurso contou com mais de 600 fotografias. O vencedor do terceiro lugar da competição, o fotógrafo gaúcho Luiz Rampelotto, foi reconhecido por capturar um momento

Paulo Filgueiras

considerado simbólico para a liberdade de imprensa.

"A minha (foto) que foi escolhida foi a de um jornalista levantando a caneta e pedindo para fazer uma pergunta. Eu acho que foi essa a razão pela qual eles escolheram para mostrar a liberdade de imprensa dentro das Nações Unidas. O jornalista foi o Matthew Lee, do Inner City Press, que estava pedindo para fazer uma pergunta."

Em seu discurso antes da entrega, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou de correspondentes que perderam a vida este ano como o jornalista britânico, Graham Usher, e o cinegrafista Glenn Gabel.

Esta foi a terceira edição do Prêmio de Fotografia realizada na sede das Nações Unidas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031