Crianças são alvo de atrocidades na República Centro-Africana

Ouvir /

Afirmação é do Fundo da ONU para Infância, Unicef, que alerta para a possibilidade de massacres em larga escala; na quinta-feira, ataques mataram dezenas de pessoas, incluindo menores.

Crianças na República Centro-Africana sofrem com o conflito. Foto: Unicef/Brian Sokol

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Várias agências humanitárias das Nações Unidas expressaram esta sexta-feira preocupação com a piora da situação na República Centro-Africana.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, a população civil precisa urgente de proteção. A agência fala em "atrocidades" e afirma que o aumento das tensões pode resultar em um massacre em larga escala.

Mortes

Em Genebra, a porta-voz do Unicef, Marixie Mercado, afirmou que "todas as crianças na República Centro-Africana foram afetadas" e são cada vez mais forçadas a lutar nos conflitos.

Já o escritório de Direitos Humanos da ONU destaca que na quinta-feira, dezenas de pessoas foram mortas na capital Bangui e em Bossangoa, incluindo sete crianças.

Rebeldes

O porta-voz do escritório, Rupert Colville, explica que milícias conhecidas como "anti-Balaka"  teriam realizado ataques coordenados com armas pesadas que duraram várias horas. As ações tinham como alvo ex-rebeldes Seleka e muitos foram assassinados.

Em retaliação, civis muçulmanos teriam fornecido armas aos ex-rebeldes Seleka e vários ataques entre comunidades de cristãos e de muçulmanos ocorreram na capital do país, Bangui. Em um hospital, 10 pessoas foram executadas. 

Segundo o escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, 4,3 milhões de civis precisam de ajuda. O Programa Mundial de Alimentos, PMA, precisou interromper a distribuição de comida em Bossangoa e Bangui, mas a agência garante que irá retomar as atividades assim que a situação permitir.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930