Ban elogia esforços de mediação para resolver crise no Sudão do Sul

Ouvir /

Equipe foi criada para trabalhar com governo e oposição com o objetivo de alcançar um cessar-fogo; conflito no país mais novo do mundo já deixou quase 122 mil civis desalojados.

O Sudão do Sul declarou independência em 2011

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU elogiou neste sábado a criação de uma equipe de mediação para trabalhar com o governo do Sudão do Sul e com a oposição, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo e acabar com o conflito no país.

Em comunicado emitido por seu porta-voz, Ban Ki-moon destaca os esforços do bloco regional do leste da África, conhecido como Autoridade Intergovernamental sobre Desenvolvimento, Igad.

Medidas

Durante uma reunião na sexta-feira, com chefes de Estado e de governo, ocorrida na capital do Quênia, Nairobi, o grupo condenou a escalada do conflito no Sudão do Sul.

O bloco regional elogiou o compromisso do governo sul-sudanês em dialogar com a oposição para atingir o fim das hostilidades. O encontro determinou ainda que se não houver um cessar-fogo em quatro dias, o grupo pode tomar medidas adicionais.

O Secretário-Geral destaca que as Nações Unidas continuam ao lado do povo do Sudão do Sul e vai continuar trabalhando para proteger os civis e fornecer a assistência humanitária necessária. Ban Ki-moon pede o fim imediato da violência, dos ataques e dos abusos de direitos humanos.

Deslocados

A violência no país mais novo do mundo começou no dia 15, quando o governo do presidente Salva Kiir afirmou que soldados aliados ao ex-vice-presidente Riek Machar tentaram um golpe de Estado.

Calcula-se que milhares de pessoas morreram com os conflitos e outras quase 122 mil ficaram desalojadas, sendo que 63 mil civis buscaram abrigo nas bases da ONU no país.

O Conselho de Segurança autorizou o envio de mais 5,5 mil soldados de paz para o país. O primeiro reforço já chegou, com 72 boinas azuis da Missão da ONU na República Democrática do Congo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031