Ban diz que Mandela foi gigante da justiça e fonte de inspiração

Ouvir /

Secretário-Geral emitiu nota de pesar pela perda do líder sul-africano, que morreu nesta quinta-feira em seu país natal aos 95 anos.

Nelson Mandela. Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas lamentaram a morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, nesta quinta-feira.

O Secretário-Geral da ONU afirmou que Madiba, como era conhecido, foi uma figura singular no cenário global. Ele descreveu Mandela como homem de dignidade e de grandes conquistas. Ban contou que Mandela foi um gigante da justiça e uma fonte humana de inspiração.

Família e Amigos

O Secretário-Geral disse que está profundamente triste com a morte. Em nome das Nações Unidas, ele enviou seus mais profundos pêsames às pessoas da África do Sul e especialmente à família e amigos de Nelson Mandela.

Ban afirmou que muitos ao redor do mundo foram influenciados pela luta do líder sul-africano pela dignidade, igualdade e liberdade. Ele disse que Mandela tocou a vida de todos de forma pessoal.

Valores da ONU

Para o chefe da ONU, ninguém fez mais para avançar os valores e as aspirações das Nações Unidas que o ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

Ban Ki-moon falou ainda do sacrifício pessoal de Mandela ao dedicar a vida às pessoas e à humanidade e ao lutar pelo fim do apartheid. Ele encerrou o comunicado lembrando que Nelson Mandela saiu da prisão após 27 anos sem rancor e determinado a criar uma nova África do Sul baseada em diálogo e entendimento.

Ele mencionou o último encontro com Mandela em 2009 e pediu ao mundo para continuar sendo inspirado por Nelson Mandela para construir um mundo melhor e mais justo.

Leia e ouça depoimento de Bill Clinton sobre Mandela à Rádio ONU em Português.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031