Secretário-Geral condena segundo ataque suicida na Rússia

Ouvir /

Ban Ki-moon liga ao presidente russo Vladimir Putin e Conselho de Segurança afirma estar "ultrajado" com nova explosão; agências de notícias falam em pelo menos 14 mortos após explosão de bomba em trólebus na cidade de Volgogrado.

Ban Ki-moon Foto: ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o segundo ataque suicida ocorrido esta segunda-feira na cidade de Volgogrado, na Rússia.

Em Nova York, o porta-voz de Ban, Martin Nesirky, afirmou que o Secretário-Geral ficou novamente chocado com o novo atentado. Segundo agências de notícias, uma bomba explodiu em um trólebus, matando pelo menos 14 pessoas.

Ban Ki-moon conversou por telefone com o presidente russo Vladimir Putin. O chefe da ONU expressou condolências às famílias das vítimas e ressaltou ao presidente a importância da cooperação internacional para a luta contra o terrorismo. Putin, por sua vez, garantiu ao Secretário-Geral que a Rússia trabalha para levar os responsáveis à justiça.

Conselho

A ação também foi fortemente condenada pelo Conselho de Segurança, que afirmou estar "ultrajado com o segundo ataque terrorista ocorrido em 24 horas" na Rússia.

Tanto o Secretário-Geral quanto o Conselho já haviam condenado, no domingo, o ataque suicida na estação de trem da cidade de Volgogrado. 

Em nota divulgada esta segunda-feira, os países que fazem parte do Conselho de Segurança afirmam que os ataques em locais de grande trânsito de pessoas, em especial em transportes públicos, são "repugnantes e abomináveis".

O órgão reafirma "que o terrorismo, em todas as suas formas, é uma das mais sérias ameaças à paz e à segurança internacional" e que essas ações são criminosas e injustificáveis.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031