Aumento das tensões na Tailândia e na Ucrânia preocupam ONU

Ouvir /

Secretário-Geral pede diálogo e moderação nos dois países; Ban Ki-moon lamentou mortes durante aumento da violência na Tailândia.

Ban Ki-moon

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.* 

Os protestos que ocorrem na Tailândia e na Ucrânia preocupam o Secretário-Geral das Nações Unidas. Esta segunda-feira, Ban Ki-moon, que está em Lima, no Peru, falou sobre a tensão ao ser perguntado por jornalistas.

Ban lamentou o aumento da violência na Tailândia, que já fez vários mortos e feridos. O chefe da ONU nota, com preocupação, tentativas dos manifestantes de tomar prédios do governo e veículos da mídia.

Democracia

Ban Ki-moon pediu aos tailandeses que resolvam suas diferenças por meio do diálogo e respeitem os princípios da democracia e dos direitos humanos.

Segundo agências de notícias, os manifestantes estariam pedindo a saída da primeira-ministra da Tailândia,  Yingluck Shinawatra.

Sobre a Ucrânia, o Secretário-Geral garante estar acompanhando a situação de perto e apela aos envolvidos a não usar mais a violência. Ban Ki-moon pediu respeito à liberdade de expressão e ao direito das pessoas a manifestações pacíficas.

Os ucranianos estariam protestando contra uma decisão do governo de não participar da União Europeia.  Em Lima, Ban Ki-moon encontrou-se esta segunda-feira com o presidente peruano Ollanta Humala. Os dois líderes conversaram sobre desarmamento, mudança climática, missões de paz e desenvolvimento sustentável.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031