Astronauta brasileiro vai à África para promover formação profissional

Ouvir /

Marcos Pontes irá ajudar a treinar jovens no setor de construção e tecnologia em Moçambique já a partir de 2014; ele é embaixador da Boa Vontade da Organização para Desenvolvimento Industrial, Unido.

Marcos Pontes Foto: Flickr Marcos Pontes

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas vão enviar o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, à África para participar de uma iniciativa de formação profissional com jovens.

A informação foi dada à Rádio ONU pelo próprio astronauta.

Diversas Áreas

Pontes, que é embaixador da Boa Vontade da Organização para Desenvolvimento Industrial, Unido, esteve na sede da agência, em Viena, em meados deste mês para discutir o projeto.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Viena, Marcos Pontes contou como irá atuar na formação de jovens em Moçambique.

"Eu devo participar não só ajudando nas estratégias do projeto, mas como também diretamente estando lá ou indo ao local para conversar com professores e com alunos. São diversas áreas, por exemplo, que chamamos de pedreiros, pessoal que trabalha na construção civil como encanadores. Na área de eletrônicos, por exemplo que se instale no local, a gente pode montar cursos e formar profissionais para atender a esta indústria."

Ciências Espaciais

Marcos Pontes afirmou ainda que não descarta a possibilidade de os jovens, em treinamento, se interessarem pelo ofício dele, as ciências espaciais. Segundo o astronauta, a formação de jovens atualmente deve ter um caráter holístico preparando os profissionais para encarar o mercado de trabalho em diversas modalidades.

A proposta de formar jovens moçambicanos partiu da Unido que pretende ampliar as tarefas do astronauta brasileiro com a agência da ONU a partir de 2014.

Após deixar Viena, Marcos Pontes embarcou para os Estados Unidos, onde deverá ficar de plantão por várias semanas na Nasa e no Centro Espacial Kennedy antes de retornar ao Brasil no início do próximo ano.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930