Aiea diz que foi encontrada carga radioativa roubada no México

Ouvir /

Autoridades mexicanas disseram que material foi encontrado fora do lacre protetor mas não há sinais de contaminação na área; equipamento médico contendo Cobalto-60 estava bem perto de onde o caminhão foi roubado.

Material radioativo. Foto: Aiea

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, informou que foi encontrada a carga radioativa contendo Cobalto-60, roubada nesta segunda-feira, no México.

A Aiea informou que as autoridades mexicanas encontraram o equipamento médico abandonado perto do local onde o caminhão que transportava o aparelho de radioterapia foi roubado no início da semana.

Proteção

Segundo a agência da ONU, o Cobalto-60 foi encontrado fora do lacre de proteção, mas não há nenhuma indicação de que o material tenha sido danificado ou qualquer sinal de contaminação no local.

Por medidas de segurança, a polícia isolou uma área de 500 metros de distância ao redor da carga radioativa.

A Aiea classificou o Cobalto-60 contido no aparelho de radioterapia como de Categoria 1. Isso significa que o material é extremamente perigoso para qualquer pessoa.

A agência alerta que se a carga radioativa não for manuseada de forma segura e apropriada, poderá causar danos permanentes às pessoas que tocaram no material.

Contato Fatal

A Aiea disse que o contato pode ser fatal para quem ficou perto do Cobalto-60 sem qualquer proteção durante um período que pode variar de apenas alguns minutos até uma hora.

As autoridades mexicanas estão investigando os efeitos de uma possível exposição à radiação em pessoas que podem ter se aproximado do equipamento.

Os hospitais locais foram alertados para que fiquem atentos a possíveis sintomas causados pela contaminação.

Segundo os especialistas, as pessoas que possam estar contaminadas não representam risco para o resto da população.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930