Aiea diz que carga radioativa foi roubada no México

Ouvir /

Autoridades mexicanas disseram que equipamento contendo Cobalto-60 foi levado de um caminhão em Tepojaco, perto da Cidade do México; população foi alertada sobre substância perigosa.

Carga radioativa. Foto: Aiea

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, disse que uma carga radioativa contendo Cobalto-60 foi roubada de um caminhão no México.

A Aiea não deu detalhes sobre a quantidade de Cobalto-60 contida num equipamento médico para realizar radioterapia. Segundo agências de notícias, homens armados teriam levado a carga.

Perigo

A agência da ONU disse que no momento do roubo, na segunda-feira, a substância radioativa estava lacrada mas o material pode ser extremamente perigoso para qualquer pessoa se o lacre for removido ou se o aparelho for danificado.

Segundo as autoridades mexicanas, o equipamento estava sendo transportado de um hospital em Tijuana para um Depósito de Lixo Radioativo, quando o veículo foi roubado perto da capital Cidade do México.

Alerta

O governo mexicano fez um alerta público sobre os possíveis perigos e mantém as buscas pelo equipamento médico.

Especialistas disseram que o Cobalto-60 não serve para a fabricação de uma arma convencional, mas o material pode ser utilizado sim, em teoria, nas chamadas "bombas sujas".

As "bombas sujas" são dispositivos explosivos de baixa ou média capacidades que podem espalhar material radioativo numa determinada área. 

Sintomas

Por ano, a Aiea recebe mais de 100 relatos e denúncias sobre roubo de materiais ou substâncias radioativas no mundo inteiro.

Segundo os especialistas, a contaminação com o Cobalto é muito perigosa. Ela pode acontecer quando a substância é ingerida, aspirada ou pelo contato com a pele. Os sintomas mais comuns são problemas gástricos, na tireoide e nos rins, além de doenças respiratórias.

Numa contaminação de grande escala, a pessoa pode morrer em poucos dias.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930