Acnur alerta sobre número recorde de deslocados internos no mundo

Ouvir /

Chefe da agência, António Guterres disse que 30 milhões de pessoas vivem nessas condições; segundo ele, aumento foi de 50% em números nos últimos 15 anos.

Deslocados da República Centro-Africana. Foto: Acnur/B.Heger

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, informou que houve um aumento de 50% no número de deslocados internos em todo o mundo.

O alerta foi dado nesta quarta-feira pelo chefe do Acnur, António Guterres.

Atenção Internacional

Ele participou da abertura do Diálogo da agência em Genebra. De acordo com Guterres, existem 30 milhões de deslocados internos em todo o mundo atualmente. É o maior número dos últimos 15 anos.

Guterres afirmou que o ano de 2013 pode fechar com um recorde de deslocados na faixa de milhões a mais de pessoas, especialmente na Síria.

O chefe do Acnur disse que está preocupado com o fato do tema dos deslocados internos não ter recebido a devida atenção internacional.

Para ele, assim como ocorre com os refugiados, os deslocados acabam encontrando abrigo nas regiões mais pobres e marginalizadas do país.

Dificuldade de Acesso

Guterres citou problemas como falta de infraestutura para o grande número de pessoas que chegam, e também a dificuldade de acesso para os que estão em áreas de conflito.

O chefe da agência lembrou que muitos deslocados, que são forçados a fugir de suas casas, não têm documentos, acesso a serviços básicos e têm grande risco de sofrer discriminação incluindo violência sexual.

Ele citou o drama de famílias que são separadas e também traumas psicológicos, especialmente para as crianças.

António Guterres falou ainda da importância de parcerias para melhorar a resposta humanitária aos deslocados.

Participaram do evento, em Genebra, representantes de governos, da sociedade civil, de ONGs, acadêmicos e observadores.

A primeira edição do Diálogo do Alto Comissário da ONU para Refugiados ocorreu em 2007. O encontro atual termina nesta quinta-feira.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930