Vítimas de violência sexual têm 50% mais chance de contrair HIV

Ouvir /

Segundo a agência da ONU sobre Aids, Unaids, a cada hora, 50 mulheres jovens contaminam-se com o vírus; uma em cada três sofre violência física ou sexual.

Unaids lembra que mulheres têm o direito de viver vida sem violência. Foto: Banco Mundial/Trevor Samson

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Unaids, está fazendo um alerta sobre a relação entre a violência de gênero e o aumento dos riscos da infecção por HIV.

Segundo a agência, pesquisas recentes mostram uma relação clara entre a violência cometida pelo parceiro íntimo e a aids. Mulheres vítimas de abusos teriam 50% mais chances de contrair o vírus. Por isso, o Unaids pede mais ação contra episódios de violência física ou sexual.

Abordagem

De Genebra, o vice-diretor do Unaids, Luiz Loures, explicou à Rádio ONU que o aumento da incidência da aids também está ligado a razões sociais.

"São mais fatores sociais, são mais fatores relacionados muitas vezes à legislação desses países, que impedem hoje uma resposta adequada à aids e o que observamos então é o crescimento (de casos). Por outro lado, existem países com uma abordagem mais aberta e integral do problema da aids, que vêm mostrando o caminho a seguir."

Direitos

O Unaids destaca ainda que a cada hora, 50 mulheres são infectadas pelo HIV e lembra que elas têm o direito de viver uma vida sem violência e desigualdades e de se protegerem do vírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, uma em cada três mulheres sofre abusos físicos ou sexuais do parceiro ou são violentadas sexualmente por outra pessoa.

Para o Unaids, lutar contra a relação entre violência de gênero e HIV é uma questão de "responsabilidade global por justiça social."

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 15 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930